Transtornos

Transtorno Obsessivo Compulsivo Voltar

Os transtornos obsessivos compulsivos são transtornos neuropsiquiátricos caracterizados por obsessões (pensamentos ou imagens mentais desagradáveis, intrusivas e recorrentes) e/ou compulsões.
 
As obsessões ou pensamentos obsessivos podem estar relacionados com temas variados, como preocupações excessivas com limpeza e contaminação, organização, simetria, temor que algo ruim vá acontecer ou temor em provocar danos a alguém, etc. São pensamentos intrusivos, indesejados e que geram acentuado sofrimento ou ansiedade.
 
As compulsões são comportamentos repetitivos (p. ex., lavar as mãos, verificar, organizar) ou atos mentais (p.ex., contar, orar, repetir palavras mentalmente) realizados na tentativa de aliviar a angústia gerada pelos pensamentos obsessivos. Não são realizadas com prazer, e geralmente são excessivas, não estando conectadas de forma realista com o evento temido. São exemplos de compulsões: organizar objetos simetricamente para evitar danos a uma pessoa amada, lavar as mãos ou tomar vários banhos para aliviar pensamentos de contaminação, etc.
 
Como o alívio trazido pelo ritual é temporário, as compulsões tendem a se repetir inúmeras vezes, ocupando um tempo considerável do dia do paciente e prejudicando-o em suas atividades cotidianas.
COPYRIGHT 2019 - RAMOS SERVICOS MEDICOS LTDA
DESIGN BY Aldabra criação de website