Psiquiatria Clínica

Psiquiatria é a especialidade da medicina que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção dos transtornos mentais e do comportamento. Para se tornar psiquiatra, é necessário que o médico curse especialização em residência médica durante período mínimo de 3 anos.

Durante o atendimento, é realizada uma entrevista psiquiátrica, com avaliação do estado mental e compreensão das dificuldades individuais. A avaliação destes elementos direciona à formulação diagnóstica e planejamento terapêutico. Para oferecer um atendimento de excelência, o foco é buscar compreender como os sentimentos e os sintomas interferem na vida do paciente.

Em todas as consultas, é trabalhada a psicoeducação, à fim promover maior compreensão acerca dos sentimentos vivenciados e adesão ao tratamento proposto. A experiência vivida faz mais sentido quando o paciente passa a entender um pouco do que está acontecendo com ele.

Nos casos em que há necessidade, é utilizada abordagem medicamentosa, com destaque ao uso de fármacos que não provocam dependência. Os exames complementares também podem fazer parte da avaliação diagnóstica.



  • Atendimento em consultório

    O consultório médico é o ambiente mais adequado para a realização da escuta, exame físico / psíquico e compreensão do paciente.
     

    Indicações

    Atendimento geral para diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos.

    Como funciona

    A entrevista inicial tem duração aproximada de 1 hora, sendo necessárias novas avaliações geralmente a cada 15 dias a um mês, a depender de cada caso. A partir do momento que o paciente evolui com melhora, as consultas passam a ser mais espaçadas, até o momento da alta.
  • Atendimento domiciliar

    O atendimento em domicílio é realizado em casos excepcionais, visto a importância do atendimento em local adequado para exame clínico e psíquico.

    Indicações

    Pacientes acamados ou sem condições clínicas / psíquicas para transporte até o consultório.

    Como funciona

    A consulta domiciliar tem duração de aproximadamente uma hora, e deve ocorrer na presença de um familiar ou acompanhante que possa auxiliar nas informações da história clínica do paciente.
     
  • Atendimento hospitalar

    Em situações emergenciais, é realizado atendimento de interconsulta psiquiátrica em hospital geral ou acompanhamento de pacientes em internação psiquiátrica.

    Indicações

    Condições graves que necessitam de internação hospitalar, como descompensação aguda, tentativa de suicídio, psicose grave ou pacientes internados por alguma condição clínica com comorbidade psiquiátrica prévia (ou associada).

    Como funciona

    O atendimento tem duração média de uma hora, sendo necessária a presença de um acompanhante. São avaliadas interações medicamentosas, e o caso é discutido com o médico assistente.



    * Todas as consultas são particulares. Não trabalhamos com planos de saúde.
COPYRIGHT 2019 - RAMOS SERVICOS MEDICOS LTDA
DESIGN BY Aldabra criação de website