Blog

Sinto-me ansioso. Como saber se preciso de tratamento? Voltar

10 de maio de 2019
A ansiedade é uma emoção normal que faz parte do nosso instinto de defesa. Ela nos prepara para reagir a situações de tensão ou perigo, e isso é o que nos protege e nos faz agir. Sendo assim, é comum que essa emoção apareça em algumas situações. Porém, quando passa a se apresentar de forma mais intensa e frequente, pode interferir no bem-estar e comprometer a realização de tarefas do dia-a-dia.

Nos transtornos de ansiedade, é muito comum a sensação de excessos de pensamentos e medos, principalmente sobre o que pode acontecer no futuro. O medo intenso acaba gerando pensamentos negativos e de catastrofização, como se nada pudesse dar certo. Há uma dificuldade para relaxar, levando ao estado de estar sempre alerta, sendo comum o surgimento de sintomas como coração acelerado, falta de ar, tremor, suor excessivo, inquietação e dores no estômago ou de cabeça.

O transtorno de ansiedade generalizada é o mais comum, e tem essa denominação pois as pessoas sentem-se ansiosas durante a maior parte dos dias, sem que necessariamente haja um motivo para isso. Pode dificultar a realização das tarefas, uma vez que a pessoa passa a evitar situações que podem aumentar a angústia, gerando um comportamento de procrastinar ou “deixar para depois”. A evitação a situações desconfortáveis podem fazer com que as atividades fiquem cada vez mais restritas, e isso é algo que pode ser trabalhado em psicoterapia.

Fique atento aos sinais. Se você percebe que a ansiedade se tornou algo constante, procure um médico. Com o tempo, podemos evoluir para uma relação mais saudável com a nossa própria mente.
COPYRIGHT 2019 - RAMOS SERVICOS MEDICOS LTDA
DESIGN BY Aldabra criação de website